Páginas

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Reflexão sobre os componentes da EaD

O processo de Educação à Distância apresenta muitas peculiaridades que o distancia da modalidade de educação presencial,entre suas peculiaridades estão seus componetes como, Estudantes, Professores especialistas, Tutores, Material didático, Centro/Núcleo de EaD, que estão em interação e todos contribuem para o objetivo de construção do conhecimento. Vamos agora descrever os componetes da EaD.
O estudante é o ator/sujeito principal de todo o fazer educativo e em função dele é que se organiza todo o processo de ensino-aprendizagem. Conhecê-lo (estilos de aprendizagem, motivação), é imprescindível para um bom desempenho da ação educativa;
O professor especialista é o responsável pelo conteúdo do curso, do Módulo ou da Unidade Didática, que deve ficar à disposição dos estudantes, por intermédio dos tutores, para os esclarecimentos necessários.
O tutor deve possuir domínio do conteúdo, ou ser capacitado pelo professor especialista para o seu trabalho com o estudante, pois compete a ele acompanhar, apoiar e avaliar o percurso da aprendizagem de cada estudante. O tutor deve primordialmente adquirir conhecimento do conceito de EaD e suas peculiaridades para que possa traçar qual seu papel nessa modalidade de educação. Além disso, deve conhecer e dominar as TICs, uma vez que são o veículo do trabalho pedagógico. Além disso, o tutor deve apresentar algumas habilidades como: liderança, flexibilidade, disposição, criatividade e criticidade, solidariedade e espírito cooperativo.
O material didático se constitui no elo de diálogo do estudante com o professor especialista, com o tutor, com as suas próprias experiências, com a sua vida, mediando o seu processo de aprendizagem.
Constituído de uma equipe de especialistas em Educação a Distância, em Tecnologia Educacional e em Comunicação e Multimídia, o Centro ou Núcleo oferece os suportes necessários ao funcionamento do sistema de EaD.
De uma maneira geral, todos os fatores que baseiam a EaD são importantes por contribuir para o que para mim é a maior característica da EaD: a democratização do ensino. Isso porque diversos fatores contribuem para abrir fendas entre o ensino e as pessoas, como ter que escolher entre estudar ou trabalhar para sobreviver, ou a distância dos estabelecimentos de ensino, e até mesmo políticas educacionais excludentes, entre outras.

Referencias Bibliográficas

DIAS, P. Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para plataformas colaborativas. In: PRETTO, N. L. (Org.). Tecnologia e Novas Educações. Salvador: EDUFBA, 2005.
NEAD, UEMA. Material didático: Gestão, Estrutura e Funcionamento em EaD.
PRETI, O. (Org.). Educação à distância: Inícios e indícios de um percurso. Cuiabá: NEAD/UFMT, 1996.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário