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quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

APRENDIZAGEM COLABORATIVA E O MODELO 3C DE COLABORAÇÃO

A definição mais comum e satisfatória para aprendizagem colaborativa é a situação na qual duas ou mais pessoas aprendem ou tentam aprender, conjuntamente, alguma coisa. Um suma, a expressão “aprendizagem colaborativa” descreve uma situação na qual se espera que ocorram formas particulares de interação entre pessoas, capazes de desencadear mecanismos de aprendizagem, mas sem que haja garantia de que as interações esperadas ocorram. Portanto, deve ser assumida, como uma preocupação normal, o desenvolvimento de vias que incrementem a possibilidade da ocorrência dos vários tipos de interação pretendidos.
A aprendizagem nas comunidades suportadas pela Web baseia-se na interação e comunicação em rede, e nos processos colaborativos na experiência e construção do conhecimento. O vínculo organizador das novas comunidades estabelece-se na relação com o conhecimento através da comunicação coletiva e fortemente interativa, entre os indivíduos e entre estes e os sistemas de representação distribuída. Os aspectos colaborativos são caracterizados pelo mútuo envolvimento nas atividades da comunidade, na partilha do conhecimento entre os seus membros e na participação conjunta na construção das aprendizagens.
Colaboração é uma maneira de trabalhar em grupo, onde os membros do grupo atuam em conjunto visando o sucesso do projeto, sendo que a falha de um dos participantes normalmente implica na falha do grupo como um todo [Grosz, 1996]. Na colaboração, os participantes se ajudam objetivando o sucesso das tarefas e entre eles há uma hierarquia menos rígida, formando uma estrutura onde pares atuam em conjunto com objetivos comuns e compartilhados.
O modelo 3C de colaboração é baseado na concepção de que para colaborar, os membros de um grupo comunicam-se, coordenam-se e cooperam. Este modelo define três classes de funcionalidades: comunicação, coordenação e produção.
O aluno, assim como o tutor são partes integrantes de todo o processo de ensino-aprendizagem, portanto, é imprescindível a interação, participação ativa e colaborativa em todo o percurso na construção do conhecimento, como por exemplo, quando o tutor dar Feedback de uma atividade feita, através de uma duvida que é solucionada e tantas outras interações que fazem do ambiente de aprendizagem um local de produção de conhecimento.

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