Páginas

domingo, 20 de novembro de 2011

O desafio da escola na sociedade atual

Vivemos a era da automação dos processos de informação, a tecnologia deixou de ser vista como um diferencial no processo de obtenção do conhecimento e passou a fazer parte desta transformação.

Há unanimidade por parte da doutrina no sentido de que a comunicação como mecanismo da expressão educacional influencia diretamente no processo construtivo da conversação humana, mas nos dias modernos o verbalismo puro é visto com restrições porque não atende a demanda de educados em busca de absorver cada vez mais, volume maior de informação que será decisiva na acirrada competitividade do mercado laboral.

No processo ensino e aprendizagem o professor e o aluno precisam está interligados em uma mesma linguagem educacional com um único objetivo; a formação de um cidadão consciente. Nesse processo uso das mídias modernas podem contribuir bastante para a melhoria educacional; pois elas permitem maior velocidade na circulação, armazenamento e organização das informações.

O educador precisa estar motivado para aperfeiçoar-se em sua prática e em sua formação de maneira diferenciada e continuada. Pois, desta forma, poderá reivindicar a sua valorização como profissional e um melhoramento das suas condições de trabalho para obter um aprimoramento dos saberes e uma remuneração condizente com a importância de sua função no meio social. O professor dever esta em um constante aprendizado para que possa passar para seus alunos conhecimento e vivencia nesse mundo globalizado.

O fato relevante é que as novas tecnologias vieram para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem; as antigas tecnologias e metodologias educacionais não serão eliminadas, terão um complemento para maior aprendizado de todos. E a utilização de mídias e tecnologias no ambiente escolar e de aprendizado é somente um dos diversos desafios da escola na sociedade atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário